domingo, 4 de janeiro de 2026

Criando um sistema multiboot com o Ventoy

 Criando um sistema multiboot com o Ventoy

     Um dos principais problemas de manipular arquivos ISO de distribuições de Linux e até de Windows é a criação de um usb butável a partir dessa ISO. Tirando o Windows 11 que tem aquela frescura de módulo TPM (mas que dá pra contornar sem o uso do Rufus), é possível ter um pendrive simplesmente "jogando" o arquivo ISO nele e pronto, o pendrive dá boot e você escolhe qual isso vai entrar.

    Isso é possível com a ferramenta Ventoy, que cria um usb butável de modo prático e com um espaço para colocar suas ISOs lá. Vá nesse site e baixe a versão adequada para o seu sistema; aqui vamos fazer o procedimento no Linux. Vá no endereço citado acima e baixe a versão linux.tar.gz. Uma vez baixado o arquivo, entre na pasta onde você baixou o arquivo, botão direito do mouse no arquivo e escolha Extrair Aqui ou algo próximo disso. Uma pasta chamada Ventoy mais a versão baixada será criada. Entre nessa pasta, botão direito numa área livre dessa pasta e escolha Abrir Terminal Aqui (ou algo assim) e, dentro do Terminal, digite:

sudo ./VentoyWeb.sh

    Aparecerá uma mensagem para copiar e colar no seu navegador, algo como:

 ===============================================================
  Ventoy Server 1.1.10 is running ...
  Please open your browser and visit http://127.0.0.1:24680
===============================================================

################## Press Ctrl + C to exit #####################


    Coloque um pendrive de tamanho adequado (recomenda-se 16GB pra cima; atenção que ele será formatado), pegue o endereço que vai aparecer na segunda linha (como mostrado no exemplo acima) e cole no navegador. 

 

    Normalmente o Ventoy escolhe a melhor opção de acordo com a sua máquina (MBR, GPT, Secure Boot) mas, dependendo de certos detalhes, você pode escolher como será o "esquema" clicando em Options/Style e escolha MBR ou GPT:

 

    

     Com o pendrive colocado e com as opções adequadas escolhidas, clique em Install e aguarde. Finalizada a criação do Ventoy, pode voltar no Terminal na aba ou janela onde o servidor web estiver rodando e aperte CTRL + C para encerrá-lo. Tire e coloque o pendrive e o mesmo estará pronto para receber as ISOs de sua preferência.

 


     Atenção que pode ser qualquer imagem ISO, de Linux e de Windows e até de ferramentas de manutenção que tenham um sistema de boot, como Windows PE e CloneZilla.

    O Ventoy cria duas partições no pendrive: uma pequena e "escondida" com o suporte de boot do próprio Ventoy e outra com o resto do espaço do pendrive formatado em Exfat por ser compatível com todos os sistemas. 

 


    Você pode então apagar e colocar os arquivos sempre que precisar pois essa parte se comporta como um pendrive comum, podendo inclusive colocar ali outros arquivos para serem acessados normalmente. Para dar boot simplesmente espete o pendrive em uma porta usb da sua máquina e, dependendo de qual seja a sua placa-mãe, aperte F2, F11, F12 ou entre na BIOS para escolher o dispositivo de boot. No boot, escolha a ISO que vai entrar, escolha "boot normal" e aguarde a ISO carregar.

    Simples, fácil e direto. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário