Ultimamente venho utilizando o
XFCE e, como venho de outras interfaces como Gnome e Plasma, procuro fazer com que essa DE me dê a experiência de uso a mais próxima possível que consigo com as duas citadas mas sem querer torná-la "a mesma coisa" pois, se fosse pra fazer isso, seria mais prático me manter nessas DEs que sempre utilizei. A mudança é para procurar algo mais adequado ao meu hardware limitado (e de terceiros) e também para fazer frente às mudanças que vem ocorrendo no Gnome e no Plasma que aos poucos vão fazendo com que a minha máquina (e a de terceiros) não me entregue o que preciso dela.Com isso em mente e pensando também em outras DEs além do XFCE, estou usando o dock
Plank junto do "procurador de programas" U-Launcher para me dar a experiência de uso que preciso pois não gostei de certos aspectos do XFCE - preferência minha e não frescura do sistema. Por exemplo:- As opções de procura no XFCE dadas pelos atalhos ALT+F2 e ALT+ F3 são "diferentes" (menos flexíveis) das dadas pelo Gnome ou Plasma;
- O painel padrão com o plugin "barra de tarefas tipo dock" não se comporta direito dependendo do tema (ícones pequenos e/ou espaçados).
Não chegam a ser um problema mas pode incomodar algumas pessoas mais exigentes. Então, fazendo combinações, cheguei ao dueto Plank + U-Launcher como uma boa opção de leveza e funcionalidade.
O vídeo abaixo mostra a instalação, configuração e uso desses dois itens, prós e contras e tudo mais que quem se habilitar a experimentá-los precisa saber. Funciona com gerenciadores de janelas (que eu testei) Kwin, Mutter, Picom, XFWM e, desde que sejam instalados os pacotes de "adaptação" para Wayland sobre X11 o seu desktop deverá ficar agradavelmente funcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário