quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

A instalação do ZSH - interpretador de comandos para o Terminal

 A instalação do ZSH - interpretador de comandos para o Terminal

     O interpretador de comandos de terminal padrão do Linux (ou pelo menos na maioria) é o bash, bastante funcional e que funciona sem problemas mas que poderia ter melhorias de funcionamento (e tem) e então vamos ver aqui como instalar e usar o interpretador ZSH.

    O ZSH tem plugins interessantes como histórico de comandos digitados e auto complemento de comandos, além de outras funcionalidades interessantes do dia a dia. Pode ser usado com qualquer emulador de Terminal (Terminal, Konsole, Tilix, XFCE4-Terminal, etc). Para instalá-lo, abra o Terminal e digite (Debian):

sudo apt install curl zsh-autosuggestions zsh-syntax-highlighting zsh

    Depois disso:

sh -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/ohmyzsh/ohmyzsh/master/tools/install.sh)"

    Durante a instalação vai aparecer a pergunta para tornar o zsh o interpretador padrão de comandos; diga que sim, digite a eventual senha e o prompt irá mudar. Feche o Terminal e abra-o novamente, vá em Configurações/Perfil e procure por lá algo como "comando personalizado" e coloque " /usr/bin/zsh " sem as aspas. Feche e abra de novo o Terminal para criar o arquivo ~/.zshrc na sua home de usuário.

     Depois disso vamos aos plugins e demais configurações mínimas. No Terminal digite:

git clone https://github.com/zsh-users/zsh-autosuggestions.git $ZSH_CUSTOM/plugins/zsh-autosuggestions

git clone https://github.com/zsh-users/zsh-syntax-highlighting.git $ZSH_CUSTOM/plugins/zsh-syntax-highlighting

    Para ativar esses dois plugins, abra o arquivo ~/.zshrc e procure por:

nano ~/.zshrc (abrindo o arquivo para edição)

ZSH_THEME="arrow"

    Aqui você escolhe como ficará o prompt, há vários exemplos, no final dessa matéria vou disponibilizar links para saber qual escolher. O arrow mostra uma seta no prompt e podem ser tentadas outras opções como "apple" (que mostra uma maçãzinha no prompt) e "robbyrussell" "agnoster".

    Ainda no arquivo aberto procure por " plugins=(git) " ou algo assim e deixe assim:

plugins=(git zsh-autosuggestions zsh-syntax-highlighting)

    Salve o arquivo como CTRL + O e feche-o com CTRL + X e depois no Terminal " source ~/.zshrc " e pronto, o básico do ZSH estará configurado. Essa configuração permite então que comandos previamente digitados estejam disponíveis vão aparecendo de acordo com o que se digita (a "seta para a esquerda" no teclado completa o comando). Por exemplo, comandos já digitados como:

sudo apt

irão aparecer como " sudo apt " e você pode navegar pelas outras opções usando as teclas de direção. Tudo que for comando digitado que tiver " sudo apt " no início vão ser mostrados de acordo com a sua necessidade; isso evita que o usuário fique "procurando" por comandos já digitados usando as teclas de direção já que o ZSH lista os comandos através de parte dele já digitando, diminuindo muito o trabalho do usuário. Se você colocar " sudo " todos os comandos já digitados que começam com sudo vão ser listados conforme você usa as teclas de direção ou serão dadas sugestões de comandos já digitados com as letras mais "clarinhas" e, aparecendo a desejada basta apertar "seta para a esquerda" que o comando é selecionado.


    Há outras configurações que podem ser feitas mas isso fica para outra postagem. Temas para o ZSH nesse link.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário