domingo, 11 de janeiro de 2026

O widget do Plasma 6 Área de Notificação

 O widget do Plasma 6 Área de Notificação

    O KDE Plasma passou por muito tempo pela vibe negativa de ser "comedor de recursos" e sim, até certo ponto era verdade pois, para recursos avançados, há necessidade de hardware mais atualizado, sem dizer a "bugaiada" que vinha na bagagem e que até hoje alguns ainda persistem, como o Plasma fechar de repente e ficar só o desktop ativo (hoje ele volta automaticamente).

    Com o tempo houve um refinamento da interface gráfica que, de certa forma, em termos de recursos é mais completa do que as outras interfaces gráficas que tem por aí e hoje em dia o Plasma consome basicamente o mesmo (comparativamente falando) que outras interfaces proporcionando uma melhor experiência de uso para o usuário. Claro que nem tudo são flores pois há funcionalidades que necessitam de OpenGL 3.0 para cima e isso vai depender do hardware utilizado mas isso não é só do Plasma já que ocorre com outras interfaces de um modo geral. Por exemplo:

  • VA-API (code/decode) via GPU depende da placa de vídeo (onboard ou não) presente no sistema. Uma placa de vídeo onboard GMA X4500 não tem suporte ao va-api de modo completo, apenas parcial e ainda assim para decode. Até mesmo NVidia como GeForce 700 para baixo e AMD Radeon X800 e HD 4000 pra baixo não possuem compatibilidade total e nativa ao va-api. Nesse quesito, as onboard da Intel HD 4000 pra cima dão um banho de desempenho nesse item em relação a conversão de vídeo;
  • OpenGL 3.3+ é necessário não só para recursos de efeitos da área de trabalho como também para captura de vídeo com o OBS Studio e para rodar jogos e outros programas. Se não tiver um OpenGL mínimo simplesmente o programa ou recurso não funciona ou funciona de modo "sem graça".

    Depois de falar tanto, chegou a hora de falarmos de um widget que já vem por padrão no Plasma 6 que é o Área de Notificação. É mais do que apenas um widget pra mostrar "janelinhas 'bunitinhas' de notificação", tem todo um leque de opções bem interessantes de acordo com a necessidade. E algumas dessas opções podem ser configuradas usando-se o ícone da engrenagem conforme a imagem abaixo.


    Os que você não achar necessários podem ser marcados como "desativado" para não "poluir" a barra de tarefas e os mais úteis podem ser marcados como "visível" ou "visível quando relevante". Os que eu uso como sempre visíveis:

  • Volume;
  • Conexão de rede;
  • Área de transferência (para acessar conteúdo jogado para o clipboard, grava até imagens e comandos e textos longos).


    Os que eu marco como "visível quando relevante":

  • Discos e dispositivos (mostra as unidades quando montadas e podem ser montadas/desmontadas pelo ícone);


  • Indicador de câmera (mostra qual programa está usando o recurso de câmera do sistema);
  • Notificações (para quase todo tipo de notificação do sistema, como montagem e desmontagem de dispositivos, downloads concluídos, cópia de arquivos, etc);
  • Reprodutor de mídia (permite usar um controlador de faixas - play, stop, próxima, anterior, pausa e parar).


    Os outros não são de meu uso cotidiano mas vale a pena dar uma experimentada. O bom é que é um widget padrão que já vem na interface sem a necessidade de instalá-la "por fora", não pesa no sistema e tem a sua utilidade, sem dizer no "charme" da funcionalidade.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário