terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Baixando MP3 de sites de streaming

 Baixando MP3 de sites de streaming

    Há várias extensões e até sites que permitem que, de posse de um endereço de vídeo, tirar o áudio e salvá-lo como mp3. Isso é até útil quando o que interessa é apenas o áudio e é isso que vamos ver aqui.

    Sou adepto das músicas decentes dos anos 80 e 90 (boate, charme, R&B, rock nacional e disco) e não essa cagada que escutamos hoje nas rádios ou que aparecem como jabá em programas de TV. Graças a essa preferência mundial muitos produtores de conteúdo disponibilizam vídeos com essas músicas (algumas como videoclip, outras apenas como áudio mesmo mas com um slideshow pra "fingir" que é um vídeo). Claro que também tem o mesmo conteúdo para as "cagadas" mas aí é da escolha de cada um. Vamos instalar o programa YT-DLP (a instalação pode ser visto aqui) e o mp3gain.

sudo apt install mp3gain

    O mp3gain é um programa em linha de comando para normalizar os arquivos de áudio, ou seja, deixar os arquivos de áudio com o mesmo volume de som, aumentando-o quando estiver abaixo ou diminuindo-o quando estiver acima de determinado patamar, normalmente em torno de 89db. 

     Uma vez instalados os dois (YT-DLP e mp3gain), o uso é fácil. Para baixar o áudio de um vídeo o comando no Terminal seria (usando como base vídeos do YT):

yt-dlp -x --audio-format mp3 -o "%(title)s.%(ext)s" url-do-vídeo

    Esse comando vai extrair o áudio do vídeo e suprimir demais nomes compostos no nome final do arquivo. Esse mesmo comando vai baixar também playlists automaticamente e é bem útil pois assim você baixa um montão de arquivos e depois é só descartar o que não quer. No nosso exemplo de site de vídeo, a url do vídeo "sozinho" termina mais ou menos com (o endereço está incompleto já que omiti o endereço do site de vídeo):

watch?v=S3Poi2hBHA0

onde o texto em vermelho possui uma sequência de 11 a 13 caracteres. Já uma lista bem mais longa e composta, que seria (o endereço está incompleto já que omiti o endereço do site de vídeo):

watch?v=zpzdgmqIHOQ&list=RDEMaN9C20MoM3K8E1iVi3CAmg&start_radio=1

onde o vermelho é o arquivo de áudio sozinho e o resto em azul é a playlist onde aquele arquivo está listado. Seja qual for o modo escolhido, o arquivo (ou arquivos) será salvo na mesma pasta em que o Terminal estiver.

    Depois de ter salvo e mantido o que interessa, vamos deixar os mesmos no mesmo volume. Abra o Terminal na mesma pasta onde estão os arquivos e digite:

mp3gain -r -c *.mp3 

    Todos os arquivos serão normalizados. Podemos criar então dois alias para você colocar no seu ~/.bashrc para facilitar. Edite o mesmo:

nano ~/.bashrc

    Coloque lá no final do arquivo:

alias normalizar='mp3gain -r -c *.mp3'
alias mp3='yt-dlp -x --audio-format mp3 -o "%(title)s.%(ext)s"'

    Salve e feche com CTRL + O e depois CTRL + X e depois:

source ~/.bashrc

    Agora para baixar os mp3 basta digitar o alias (mp3) mais a url do vídeo. Ficaria assim (a url do vídeo deve ser completa dentro do que já foi explicado aqui):

mp3 url-do-vídeo

    De acordo com a escolha, você vai baixar um arquivo único ou a playlist completa. Para normalizar, simplesmente digite:

mp3

    A função do alias é simplesmente substituir o comando inteiro por um único, assim fica mais fácil "decorar" os mesmos já que alguns comandos podem ser relativamente longos. Se não houver necessidade de um arquivo ter o seu volume modificado ele simplesmente é "pulado".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário